Arquitetura e Decoração

Acácia-dourada: a bela árvore de mil e uma utilidades
Data
11
Maio
2016

Acácia-dourada: a bela árvore de mil e uma utilidades

A flor dessa linda arvoreta é a flor-símbolo da Austrália, sempre presente no brasão, moedas e selos australianos. Além dessa curiosidade sobre a espécie, em alguns países europeus como Itália e Rússia, é chamada de Flor da Mulher e é oferecida às mulheres em seu Dia Internacional (8 de março), quando a acácia floresce na Europa anunciando a primavera.
 
A acácia, que atinge entre 4 e 8 metros de altura, possui grande valor paisagístico. É bastante usada em casas, sítios e fazendas, e encantam na época de floração com a beleza de suas flores amarelo-ouro. Pode ser usada isoladamente no paisagismo ou em maciços quando o espaço permitir, o que garantirá o realce do seu jardim.
 
No Brasil, ela floresce no outono e no inverno. Deve ser regada com frequência até seu total enraizamento - no início do plantio - e ser adubada com esterco curtido.

É ótima para conter a erosão do solo. Sua madeira, quando cortada, exala um odor de framboesa e também é usada para fazer casas de taipa.

Suas sementes têm alto teor nutritivo. Algumas espécies produzem por ano até 10 quilos de sementes, que possuem alto teor de proteínas e por isso são torradas, moídas e transformadas em farinha para fabricação de massas e pães.
 
O valor nutricional das sementes é equivalente ao de cereais. Quando torradas, possuem um sabor semelhante à noz; algumas, quando cozidas, têm sabor de lentilha.
 


Por Marisa Lima, paisagista.
Fonte das imagens:
1.bp.blogspot.com
blog.interflora.es
loja.viveirosantarita.com
static2.agroterra.net
palmtalk.org
Voltar ao topo