Arquitetura e Decoração

Decoração: tendências para sua casa de campo em 2021
Data
28
Janeiro
2021

Decoração: tendências para sua casa de campo em 2021

Muita coisa mudou em 2020. A relação com a nossa casa foi uma delas. A pandemia despertou a busca por espaços cada vez mais confortáveis, práticos, e até nos ensinou a sermos mais sustentáveis. Mais do que nunca, vimos a necessidade de transformar espaços e hábitos, e isso traçou tendências quando o assunto é decoração.

Conversamos com a Daniela Barella, arquiteta credenciada do REALIZA, que explicou um pouco sobre esse fenômeno que surgiu durante quarentena: “A nossa casa é o lugar onde nos sentimos seguros e onde podemos recarregar as nossas energias. No cenário atual, os elementos da natureza, materiais, cores e texturas que remetem à terra, água e ar se tornaram mais presentes. É possível perceber também a valorização da iluminação natural, materiais sustentáveis, funcionalidade e muita versatilidade nos espaços, criando diferentes usos para um mesmo ambiente”, afirmou.

Mas como falar sobre tendências sem falar das cores? Se a intenção é dar vida para algum ambiente da sua casa, especialistas da Pantone Color Institute alertaram sobre a nova paleta de cores Primavera/Verão 2021, que traz tons vibrantes inspirados na natureza e que remetem à flexibilidade e à renovação, conceitos que vão ao encontro da demanda atual.

E não é novidade para ninguém que as referências da natureza estão cada vez mais requisitadas. Sobre a mudança do perfil na busca por imóveis maiores e mais arejados, o arquiteto Pedro Paulo Pacheco cita um ponto interessante: “As pessoas cansaram de olhar para a janela de seus apartamentos e se depararem com a monotonia, isso fez com que seus interesses mudassem. Agora a procura é por casas com mais espaço e contato com a natureza, onde temos a integração do espaço externo, e conseguimos acompanhar a mutação que o ambiente nos proporciona, por exemplo. Acredito que janelas grandes serão cada vez mais utilizadas nesse sentido”, alertou.

O Pedro também falou sobre uma tendência que vem ganhando espaço e destaque: a decoração afetiva. Ou seja, a decoração que conta com objetos que atrelam sentimentos e criam experiências diferentes e pessoais, tornando o ambiente único e personalizado:  “A casa de campo é um território completo para você ter uma linha sensorial de bens duráveis, bens mais antigos, épocas que remetem às questões afetivas das pessoas”, lembrou.

E você, mudou algum conceito da decoração da sua casa após o período de confinamento? Compartilha com a gente nos comentários!
 
Voltar ao topo